Plasma, OLED, LCD ou LED qual é a melhor opção do momento?

Posted by: Equipe_Melhor_TV on 01/03/2011 Under: Dicas, TV LCD, TV LED, TV PLASMA

Muitos se perguntam quem veio primeiro: a câmera ou o monitor? A câmera surgiu após a descoberta da célula fotoelétrica (conversão de luz em corrente elétrica), em 1921, por Einstein.  Não há dúvida: o monitor de TV veio primeiro.

Desde então, com a evolução dos processos de fabricação e novos inventos, as câmeras evoluíram para a tecnologia CCD e as câmeras de tubos deixaram de ser fabricadas. No caso dos monitores/televisores a evolução fez surgir, até o momento, mais quatro tipos de tecnologias para telas de vídeo – TV LCD, TV Plasma, TV LED e TV OLED.

A seguir apresentamos um quadro comparativo entre as tecnologias disponíveis. O que comprar? “Você decide”.

Tecnologia, evolução, construção

LCD – (Acrônimo em inglês Liquid Crystal Display ou traduzindo “Tela de Cristal Liquido”) – é uma tecnologia onde a tela funciona como um anteparo que controla a passagem da luz, para formar a imagem. No TV de LCD, existe uma iluminação traseira (Acrônimo em inglês, back light) atrás da tela de cristal liquido, feita por uma lâmpada tipo fluorescente.

TV LCD

Conforme o controle eletrônico (corrente elétrica) os pontos brilham ou não, ou seja, a imagem é formada pela permissividade ou não de passagem da luz emitida por trás. Sem corrente elétrica, o cristal liquido é transparente. Na presença da corrente, ele se torna opaco.

Vantagens

  •  Baixo consumo de energia
  •  Melhor eficiência comparando-se com os antigos televisores de tubos (CRT)
  •  Menor desgaste da tela (Display)
  •  Custo de manutenção menor do que os de plasma e CRT
  •  Melhor geometria, Tela fina e leve

Desvantagens

  •  Baixa resolução principalmente em vídeo composto analógico (TV a cabo)
  •  Ângulo de visão reduzido
  •  Iluminação mínima constante das partes pretas, reduzindo o contraste
  •  Falta de uniformidade da luz traseira provocando deformação da imagem
Veja também: Saiba como escolher uma TV LCD


TV de PLASMA

Tecnologia, evolução, construção
Tela formada por células com gás em seu interior, montadas entre duas partes de vidro, que emitem ondas eletromagnéticas quando excitadas pela corrente elétrica. O gás então ionizado pela presença da corrente elétrica se transforma em plasma, emitindo luz. O brilho da tela é reforçado pela presença de uma camada de fósforos que brilham, excitados pelo plasma.

Vantagens

  • Emissão de luz pelas células da tela, proporcionando melhor brilho, contraste e resolução
  • Cenas escuras, com corte de luz
  • Melhor ângulo de visão
  • Melhor uniformidade da luz em todas as partes da tela

Desvantagens

  • Maior índice de desgaste e defeito, devido às fontes para excitar as células
  • Maior emissão eletromagnética – luz ultra-violeta
  • Aparelho com maior profundidade e mais pesado
  • Alto consumo de energia
  • Dificuldade de montagem de telas menores do que 40”


TV LCD LED

Tecnologia, evolução, construção

É o mesmo TV de LCD, com uma modificação importante: a iluminação traseira, que no LCD convencional é feita por lâmpadas; no TV com LED, é feita por um painel de diodos emissores de luz, montado atrás do display de cristal Liquido. A tela é a mesma do TV LCD.

Vantagens

  •  Permanece com Baixo consumo de energia
  •  Maior uniformidade da luz traseira
  •  Melhor resolução em vídeo componente e HDMI
  •  Profundidade ainda mais reduzida – os Leds ocupam menor espaço do que as lâmpadas (back light)

Desvantagem

  •  Também apresenta baixa resolução em vídeo composto analógico
  •  Como é uma tecnologia nova, o custo ainda está muito alto

TV OLED (Organic Light-emitting diodo)

Tecnologia, evolução, construção

Tela feita por polímeros, com material tipo orgânico, com emissão de luz própria. Pode-se fazer uma analogia com o vaga-lume, cujo estudo deu vida a essa tecnologia. Sistema ainda adotado somente pela Sony.

Vantagens

  •  Emissão e corte de luz pelas próprias células da tela. Não necessita de backlight adicional
  •  Melhor brilho e contraste
  •  Melhor ângulo de visão
  •  Tela fina e flexível
  •  Maior resolução
  •  Baixíssimo consumo de energia

Desvantagens

  •  Custo ainda muito alto.
  •  As telas ainda são reduzidas, não chegando a 40”.
  •  A durabilidade da tela ainda é baixa e depende da evolução dos processos de fabricação

96 thoughts on “Plasma, OLED, LCD ou LED qual é a melhor opção do momento?

  1.  

    Notei como os comentários incentivam a compra de Tvs de plasma, inclusive alguns leitores falaram que já estavam indo comprar a deles. Eu, como dono de duas tv’s de plasma topo de linha, uma da panasonic e outra da Samnsung, quero avisar aos interessados em tvs dessa tecnologia, que me surpreende as respostas não informarem a respeito do risco do burn-in. Burn-in é quando as células fotoelétricas da sua tv de plasma ficam fixas por muito tempo em uma imagem e “queimam” a tela, mantendo a imagem fixa na tela por tempo indeterminado, ou, em casos graves, para sempre. Já ouvi falar por aí que o efeito burn-in não existe mais. E, realmente, no inicio da tecnologia plasma o efeito era rápido de se conseguir e danificava permanentemente o aparelho. Atualmente o risco é MENOR. Não quer dizer que não exista. Em miinha experiencia, a TV da Panasonic apresenta sensível melhor resistência ao burn-in. Minha tv de plasma, topo de linha 50pol 3d apresentou sinais de burn-in rapidamente, PRINCIPALMENTE por uso contínuo de Playstation 3, pois o jogo que estava jogando na época, Dark Souls, tinha barra de life, contador de vidas, barra de stamina e etc. Esses objetos NUNCA saiam da tela em momento algum do jogo. Joguei cerca de 100h e comecei a notar o início do burn-in. Assim, parei de jogar e iniciei o software (que INCLUSIVE vem na PRÓPRIA TV) de alterar o contraste continuamente, para “limpar o burn in) (fica passando um gradiente preto e branco na tela). Para limpar as marcas, a tv ficou ligada por outras 100h. Barras de filmes em formato widescreen, barras laterias para formato 4×3 e sinais contínuos na tela, como marcas de jogos ou canais de tv são SIM um RISCO para tvs de plasma, e, nos meus testes, ainda mais sensíveis nas tvs da samsung. Isso não me incomoda, não é de forma alguma um defeito. o MANUAL da tv fala isso tudo que estou falando aqui. Eu amo minhas tvs de plasma e comprei elas consciente disso. O importante é que outros leitores aqui tenham essa consciencia, eh uma tecnologia que dá mais trabalho e NÂO é para QUALQUER UM. Se a sua AVO for ficar vendo tv no formato 3×4 na sua nova tv, NAO COMPRE PLASMA. Se o seu filho corre o risco de ficar o dia todo jogando video-game na tv, no mesmo jogo, com a tela parada, NAO COMPRE PLASMA. Enfim, se muita gente usa a TV e você não terá como controlar se as pessoas irão lembrar de se preocupar com a tela, não vá de plasma. Lembrando, por último, o efeito burn-in é característico da tecnologia e NÃO É COBERTO pela garantia. Espero ajudar os futuros interessados.

    •  

      Olá João,

      Excelente opinião, concordamos com seu ponto de vista!!

      abraço!

  2.  

    Ola..
    Tenho uma New Plasma LG de 550 Polegadas.. desd eo inicio de 2009..
    seguramente ligada por mais de 8 horas por dia…
    70% ligada em X Box 360..
    Até hj, não houve marca definitiva…
    Não podemos esquecer que a tv de tubo tb podiam ficar marcadas se a imagem ficasse estatica por muito tempo.

  3.  

    Gostei do post. Parabens! Tenho uma LCD 28′pol desde 2002 usando direto com pc, video game tv a cabo, me meados de 2012 começou a acontecer algo desagradavel: A tela fica com a famosa “imagem fantasma” ou seja, se eu deixa alguma imagem parada por uns 20min, digamos a janela do navegador no canto de cima da tela tem os botoes maximizar, minimizar e restaurar, quando mudo para assiti tv, os desenhos destes botoes ficam bem fracos e esbranquiçados estilo “fantasmas” mesmo, rsrsrs. Mas esta durando bastante ate a tela lcd.

  4.  

    quero conequitar meu telefone a minha tv lcd

  5.  

    Li algumas informações de pessoas mais esclarecidas quanto ao assunto de tipos de TV, como de Plasma, LCD e LED, dando confiança a apenas àqueles que se expressam o mínimo correto na nossa Língua Portuguesa (Acredito serem mais confiáveis – Têm um mínimo de Instrução).Porém, não é bem esse o assunto em pauta, só coloquei meu ponto de vista, diante de uma ‘chuvarada’ de “Analfas”. Portanto, o que eu desejaria saber é: Se uma TV com tela de VIDRO é melhor do que uma TV com tela de PLÁSTICO, ok!… Muito obrigado,desculpem-me minhas colocações realistas!… E, desejaria uma resposta o mais rápido se possível for!… Boa Noite!… Fico no Aguardo.

    •  

      Olá Emanoel,

      Evidente que o vidro é um material muito superior ao plástico.

      Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ranking MELHOR TV

Rank Item Rating
1 TV Sony Ultra-HD de 65” O LED-LCD Read
2 Philips Smart TV 3D 55PFL6007 LED Plana 55 Polegadas Read
3 TV 3D LED 32" LG 32LM3400 Read

PERGUNTAS & RESPOSTAS