Plasma, OLED, LCD ou LED qual é a melhor opção do momento?

Posted by: Equipe_Melhor_TV on 01/03/2011 Under: Dicas, TV LCD, TV LED, TV PLASMA

Muitos se perguntam quem veio primeiro: a câmera ou o monitor? A câmera surgiu após a descoberta da célula fotoelétrica (conversão de luz em corrente elétrica), em 1921, por Einstein.  Não há dúvida: o monitor de TV veio primeiro.

Desde então, com a evolução dos processos de fabricação e novos inventos, as câmeras evoluíram para a tecnologia CCD e as câmeras de tubos deixaram de ser fabricadas. No caso dos monitores/televisores a evolução fez surgir, até o momento, mais quatro tipos de tecnologias para telas de vídeo – TV LCD, TV Plasma, TV LED e TV OLED.

A seguir apresentamos um quadro comparativo entre as tecnologias disponíveis. O que comprar? “Você decide”.

Tecnologia, evolução, construção

LCD – (Acrônimo em inglês Liquid Crystal Display ou traduzindo “Tela de Cristal Liquido”) – é uma tecnologia onde a tela funciona como um anteparo que controla a passagem da luz, para formar a imagem. No TV de LCD, existe uma iluminação traseira (Acrônimo em inglês, back light) atrás da tela de cristal liquido, feita por uma lâmpada tipo fluorescente.

TV LCD

Conforme o controle eletrônico (corrente elétrica) os pontos brilham ou não, ou seja, a imagem é formada pela permissividade ou não de passagem da luz emitida por trás. Sem corrente elétrica, o cristal liquido é transparente. Na presença da corrente, ele se torna opaco.

Vantagens

  •  Baixo consumo de energia
  •  Melhor eficiência comparando-se com os antigos televisores de tubos (CRT)
  •  Menor desgaste da tela (Display)
  •  Custo de manutenção menor do que os de plasma e CRT
  •  Melhor geometria, Tela fina e leve

Desvantagens

  •  Baixa resolução principalmente em vídeo composto analógico (TV a cabo)
  •  Ângulo de visão reduzido
  •  Iluminação mínima constante das partes pretas, reduzindo o contraste
  •  Falta de uniformidade da luz traseira provocando deformação da imagem
Veja também: Saiba como escolher uma TV LCD


TV de PLASMA

Tecnologia, evolução, construção
Tela formada por células com gás em seu interior, montadas entre duas partes de vidro, que emitem ondas eletromagnéticas quando excitadas pela corrente elétrica. O gás então ionizado pela presença da corrente elétrica se transforma em plasma, emitindo luz. O brilho da tela é reforçado pela presença de uma camada de fósforos que brilham, excitados pelo plasma.

Vantagens

  • Emissão de luz pelas células da tela, proporcionando melhor brilho, contraste e resolução
  • Cenas escuras, com corte de luz
  • Melhor ângulo de visão
  • Melhor uniformidade da luz em todas as partes da tela

Desvantagens

  • Maior índice de desgaste e defeito, devido às fontes para excitar as células
  • Maior emissão eletromagnética – luz ultra-violeta
  • Aparelho com maior profundidade e mais pesado
  • Alto consumo de energia
  • Dificuldade de montagem de telas menores do que 40”


TV LCD LED

Tecnologia, evolução, construção

É o mesmo TV de LCD, com uma modificação importante: a iluminação traseira, que no LCD convencional é feita por lâmpadas; no TV com LED, é feita por um painel de diodos emissores de luz, montado atrás do display de cristal Liquido. A tela é a mesma do TV LCD.

Vantagens

  •  Permanece com Baixo consumo de energia
  •  Maior uniformidade da luz traseira
  •  Melhor resolução em vídeo componente e HDMI
  •  Profundidade ainda mais reduzida – os Leds ocupam menor espaço do que as lâmpadas (back light)

Desvantagem

  •  Também apresenta baixa resolução em vídeo composto analógico
  •  Como é uma tecnologia nova, o custo ainda está muito alto

TV OLED (Organic Light-emitting diodo)

Tecnologia, evolução, construção

Tela feita por polímeros, com material tipo orgânico, com emissão de luz própria. Pode-se fazer uma analogia com o vaga-lume, cujo estudo deu vida a essa tecnologia. Sistema ainda adotado somente pela Sony.

Vantagens

  •  Emissão e corte de luz pelas próprias células da tela. Não necessita de backlight adicional
  •  Melhor brilho e contraste
  •  Melhor ângulo de visão
  •  Tela fina e flexível
  •  Maior resolução
  •  Baixíssimo consumo de energia

Desvantagens

  •  Custo ainda muito alto.
  •  As telas ainda são reduzidas, não chegando a 40”.
  •  A durabilidade da tela ainda é baixa e depende da evolução dos processos de fabricação

96 thoughts on “Plasma, OLED, LCD ou LED qual é a melhor opção do momento?

  1.  

    não e piada o por que as pessoas não sabem fazer uma boa calibragem nas de led principalmente as full led ,já fiquei até curioso para ver uma de plasma de tanto as pessoas falar das sua ótima imagem e falar da sua superioridade,quando fiz um testei não notei nenhuma superioridade , muito pelo contrário dava muito reflexo ,além de esquentar pra burro.Nos países de primeiro mundo a de plasma já ficaram ultrapassadas

    •  

      led é modinha,já vi varias vezes até mesmo plasma hd,não era full hd,dando pau em qualidade de imagem nas led full hd em tudo em games,filmes,canais abertos,tv a cabo.

      e na europa onde o pessoal conhece oque é bom de verdade,plasma vende muito.

      só aqui no brasil o pais das modinhas, que se vê cara gastando dinheiro atoa em tvs inferiores e achando que tá fazendo um bom negocio,tudo pq vai na onda dos outros,cai facil na mentira no marketing das lcd,led

      se pesquisasse de verdade,se fizesse testes,com filmes,games,filmes 3D,games 3D etc,tva cabo,etc em ambas tecnogias,nunca que iria comprar lcd,led no lugar de uma plasma.

      Plasma é superior em qualidade de imagem,

      basta comparar num ambiente adequado as tvs,plasma ganha facil,melhor tempo de resposta,maior resolução dinamica,melhor qualidade de cores,fidelidade de cores,menos crosstalk no 3D,e e muitas vezes sem nenhum crosstalk.

      não tem comparação,ainda mais para quem gosta de games

      basta jogar um game no pc,xbox 360,ps3 numa plasma para nunca mais querer saber de lcd,led.

    •  

      Comparaçoe desse tipo nao é para cego! (leigo no assunto)vc falou em Eoropa? provavelmente nunca esteve la para falar tal asneira.

  2.  

    Com certeza Fred! Troquei a minha LED por uma PLASMA e não me arrependo. Levei no supermercado um HD externo pra testar um filme e fiquei de cara o quanto que a PLASMA é superior as de LCD e LED.

  3.  

    Creio que esse tipo de comparação além de ser muito pessoal, envolve também as últimas atualizações de tecnologia. Veja: porque empresas como Panasonic e Samsung continuam investindo nas TV de Plasma? Alguém já viu o último modelo deles, de plasma? Já verificaram o consumo de energia, o consumo/calor destas TVs? No quesito 3D alguém já comparou uma Plasma com uma LED? Não é difícil concluir que dou preferência às de plasma mais recentes, mas acho interessante os senhores fazerem uma atualização de conhecimento.

    •  

      As melhores continaum sendo plasmas , lcd led já tem otimas performaces , mas ainda estão abaixo , com rastros , granulações e vibrações , a melhor é a 46hx925 , sobre consumo , as novas panasonic são 30 por cento menos consumo que os modelos 2011 , se vc quer a melhor imagem , consumo não é um fator determinante , pois muitas vezes , esse consumo é “abatido” em seus preços , pois continuam mais baratas que as lcd led , e , melhores…

  4.  

    Valeu aí Hudson e Luiz;estava na dúvida entre plasma e led,acho que vou comprar plasma.Na ricardo eletro tem uma em promoção plasma 50″.

  5.  

    Todas são proveitosas e garantem prazer visual, mas a TV de plasma é demais! De qualquer ângulo, pode-se assistir o quiser sem nenhuma distorção de imagem como aquelas sombras acinzentadas sobrepostas nas imagens originais vistas nas TVs de LCD e LED.

  6.  

    Qual é a melhor smart tv que posso comprar? Vi 2 modelos da sansung, uma é a EH3500 e a outra é a EH5300.
    Obrigada

  7.  

    Quem se acostumou a ver as plasmas, não quer saber de lcd-led de forma alguma. E, sinceramente, até o marketing das OLED exageram nas qualidades. As plasmas, além de baratas, tem uma profundidade de preto excelente, resolução ótima e imagem muito mais natural. Creio que as OLED não serão muito superiores.

  8.  

    Obrigado, amigos pela dica em relação a melhor TV, cheguei a conclusão que a de PLASMA, supera tudo, vcs me indicariam um otimo modelo, e a melhor marca? Obrigado

    •  

      Ola Wilton,

      A Panasonic VT50B é a mais elogiada pelos especialistas em Plasma…

      Boa sorte!

  9.  

    Usei uma plasma 42″ Gradiente por cerca de seis anos, em minha casa a tv fica ligada cerca de 9 horas/dia. Ela quebrou agora, pesquisei e vou adquirir nova plasma. Ainda é bem melhor…

  10.  

    Neguinho testou TV de plasma da LG e vem com esse papo de que a imagem da LCD/LED é superior. TV de plasma é panasonic, em primeiro lugar, e depois samsung e só.
    Outra coisa, com a diferença de preço entre uma LCD/LED e uma plasma de mesmo nível você vai pagar sua conta de luz durante uns 10 anos e ainda não vai recuperar esse dinheiro, porque as LCD/LED são bem mais caras do que as plasmas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ranking MELHOR TV

Rank Item Rating
1 TV Sony Ultra-HD de 65” O LED-LCD Read
2 Philips Smart TV 3D 55PFL6007 LED Plana 55 Polegadas Read
3 TV 3D LED 32" LG 32LM3400 Read

PERGUNTAS & RESPOSTAS