Entenda como funciona o Blu Ray 3D

Posted by: Equipe_Melhor_TV on 29/06/2011 Under: Dicas, Home Theater

Assim como nos DVDs players comuns, o Blu-Ray player faz uma varredura no disco utilizando um laser que lê as cavidades dele – as cavidades, no caso, contêm os dados gravados. Mas de onde vem a alta definição? Simples: o que torna um disco de alta definição é sua capacidade de guardar mais informações. Enquanto CD consegue guardar apenas 700 MB de dados, o DVD pode armazenar, em média, 4.7 GB. Já o disco Blu-ray comum pode armazenar entre 25 GB ou 50 GB e, em alguns casos, este valor pode atingir até 100 GB.

A diferença crucial que faz o disco guardar mais dados é o laser utilizado na gravação. Um CD, por exemplo, usa um feixe de luz vermelha com comprimento de onda de 780 nanômetros (um milionésimo de milímetro), já o DVD também usa um feixe de luz vermelha, mas de 650 nanômetros, enquanto o Blu-ray usa um feixe azul de comprimento de onda de 405 nanômetros. Sendo assim, como o feixe azul possui menor comprimento de onda, ele consegue atingir uma parte menor do disco.
É como se o raio do CD fosse uma caneta hidrocor, o do DVD fosse uma caneta esferográfica e, o raio do Blu-ray, uma caneta de ponta fina: se usássemos os três para escrever a mesma frase, no mesmo pedaço de papel, certamente a caneta de ponta fina faria as letras ocuparem um espaço menor.

E o Blu Ray 3D?

Na verdade, existe um fator muito importante na detecção do efeito 3D e que vai muito além do player ou do disco: são nossos olhos que fazem essa diferenciação de profundidade (tanto que um indivíduo que tem deficiência séria em um dos olhos não conseguir assistir). Quando o filme é finalizado em estúdio, as imagens passam por um tratamento chamado polarização. Ele consiste basicamente no seguinte: as imagens são “divididas”, fazendo com que um pedaço seja destinado ao olho esquerdo e o outro, ao direito (se você assistir a um filme 3D sem óculos especiais vai notar que a imagem fica levemente deslocada, como se uma fosse sobreposta à outra).
E é aí que entram os óculos 3D. Eles têm uma espécie de filtro que capta só uma das imagens de cada vez. Assim, as imagens do olho esquerdo vão somente para ele, e o mesmo acontece com a imagem feita para o direito. São duas informações diferentes, mas é claro que seu cérebro capta as duas ao mesmo tempo, e é isso que dá a sensação de profundidade.

50 thoughts on “Entenda como funciona o Blu Ray 3D

  1.  

    boa noite cmpreium projetor 3d,um blu-ray 3d,os oculos 3d eo dvd 3d,o meu problema equeeu na consig ver o filme em 3d,eu qeria saber oqu devo fzr,obrigado aguardo respostas

  2.  

    Vc sabe se no Brasil vende o modelo BDES6000 da Samsung?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ranking MELHOR TV

Rank Item Rating
1 TV Sony Ultra-HD de 65” O LED-LCD Read
2 Philips Smart TV 3D 55PFL6007 LED Plana 55 Polegadas Read
3 TV 3D LED 32" LG 32LM3400 Read

PERGUNTAS & RESPOSTAS