LCD ou Plasma? Vantagens e Desvantagens

Posted by: Equipe_Melhor_TV on 15/06/2011 Under: Dicas

TV LCD ou plasma?

Se você esta procurando uma TV FULL HD, uma das primeiras decisões que você precisará fazer é escolher entre LCD ou plasma. Qual é melhor? Infelizmente não é assim tão simples. Ambas as tecnologias têm o seu próprio conjunto de vantagens e desvantagens. A melhor opção depende muito de onde e como você pretende usar sua nova TV FULL HD.

Visão Geral da Tecnologia


A tela de plasma consiste de centenas de milhares de células plasmáticas revestida de fósforo e eletrodos colocados entre duas placas de vidro. Apesar do display de plasma utilizar substâncias fosforescentes como o tradicional CRT (tubo de raios catódicos) exibe, a tecnologia é muito diferente: em vez de digitalizar os fósforos em uma base linha por linha, com um feixe de elétrons proveniente de um tubo de vácuo volumoso, os fósforos são iluminados eletricamente ao carregar os gases naturais presentes em cada uma das pequenas células. Cada célula ou pixel contém um fósforo de luz azul, um fósforo de luz verde, e um fósforo de luz vermelha. Variando a intensidade de iluminação cada fósforo, o painel de controle cria bilhões de cores realistas.
A tela de LCD utiliza uma grade de células preenchidas com uma solução de cristal líquido colocado entre dois painéis polarizados. Uma vez que os cristais líquidos não produzem luz própria, os monitores LCD são normalmente iluminados por lâmpadas fluorescentes na parte de trás da tela, alguns modelos mais recentes de telas utilizam iluminação de LED (light emitting diode). Quando os cristais líquidos recebem uma carga elétrica a partir da matriz de transistores de película fina, eles se desenrolam para deixar passar uma quantidade específica de luz, tipo como “persianas”. A cor é produzida por pareamento destas persianas com filtros de cor vermelha, azul e verde para criar três sub pixels por célula pixel.

Vantagens e Desvantagens tela de plasma

TVs de plasma são conhecidas por suas altas taxas de contraste, profundidade negra como tinta, cores ricas e realistas, ângulos de visão quase impecável de 180 graus, e excelente exibição de imagens em movimento rápido. De fato, enquanto TV FULL HD de LCD fizeram progressos significativos em todas essas áreas e as duas tecnologias são muito melhroes hoje do que eram há alguns anos, testes independentes continuam a dar a vantagem em qualidade de imagem global para o plasma. Quanto ao preço, os LCD e plasmas são comparativamente baratos no tamanho de 42 polegadas, se você está procurando por telas maiores que 46 polegadas, você encontrará geralmente telas de plasma mais acessível se comparado entre as duas.
Então, levantamos a questão do porquê de tela de plasma compreende apenas 15% das vendas de TV FULL HD hoje. Diferenças em marketing certamente representam grande parte acerca deste diferencial, mas se a tela possui a melhor imagem e preço mais baixo(pelo menos nos tamanhos maiores) e vende consideravelmente menos unidades, é lógico que pode ter alguns inconvenientes graves.
Os monitores de plasma geralmente produzem uma melhor imagem em salas com pouca luz, LCD é geralmente uma escolha superior para os quartos luminosos, como cozinhas. Além disso, a tela de vidro de TV de plasma pode resultar em reflexos durante sua visualização de dia com persianas ou cortinas abertas. Alguns fabricantes implementaram telas anti-reflexo e com variados graus de sucesso. As telas de plasma também consomem mais energia e são mais pesados devido às placas de vidro duplo. Além disso, a baixa pressão do ar em altitudes elevadas (acima de 6.500 pés) pode resultar em um som irritante zumbido decorrente dos gases naturais comprimidos na tela de plasma.
No entanto, um motivo para muitas pessoas optarem por evitar plasmas, apesar da qualidade superior de imagem e ângulos de visão é o medo de “burn-in”. Burn-in (também conhecido como fantasmas, sombras, imagem e retenção de imagem permanente) é um risco potencial com todas as telas à base de fósforo. Burn-in resulta em uma tela danificada com pixels prematuramente envelhecidos. Essencialmente, a exposição prolongada de um elemento gráfico estático (por exemplo, os ícones do computador e barras de tarefas, logotipos de estação, painéis, etc.) faz com que a tela mantenha uma imagem permamente, tipo fantasma deste objeto. Burn-in é excluído da garantia do fabricante, e uma vez que o dano está feito, não há nada que possamos corrigi-lo.
Enquanto aos avanços da tecnologia das TV FULL HD ,destacam-se vários tipos de tecnologia anti burn-in ,mesmo assim os consumidores ainda são aconselhados a evitar a exibição de imagens estáticas por longos períodos.

Vantagens e Desvantagens LCD

LCD tendem a ser mais leves, mais finos e consumir menos energia do que o plasma. É uma escolha muito superior para visualização diurna em um local com muita luz entrando pelas janelas. Além disso, o LCD vêm em todos os tamanhos de bolso e apresenta telas pequenas, gigantes e tudo mais, enquanto TVs de plasma estão geralmente disponíveis apenas nos tamanhos acima de 42 polegadas. Isso faz com que o LCD seja ideal para quartos, cozinhas, e em qualquer outro lugar onde uma tela de 42 polegadas possa ser um exagero. E já que não há risco de burn-in, o LCD são muitas vezes a escolha preferida para jogos pesados e uso do computador.Infelizmente LCD têm seu próprio conjunto de inconvenientes. Uma vez que o LCD ainda usa persiana normalmente e deixa passar uma pequena quantidade de luz, mesmo quando exibe os negros, o LCD não têm sido, tradicionalmente, capaz de produzir os pretos profundos que vemos no plasma. No entanto, alguns dos novos modelos com retro iluminação LED chegam muito perto.

Outra questão que tem sido muito melhor está a tratar de movimento rápido. Quando LCDs foram introduzidas pela primeira vez, houve um atraso visível quando o conteúdo em movimento rápido (por exemplo, esportes, seqüências de ação de filmes, jogos) foi exibido.Alguns dos novos LCDs high-end oferecem taxas de atualização opcional de 120 Hz e até 240 Hz para combater este problema. Estas taxas de atualização acelerada fazer resultar em uma redução de borrão de movimento quando os esportes ou jogando jogos de visualização, mas pode produzir alguns efeitos colaterais indesejados quando vemos filmes. Outro problema que tem ganho melhorias nos últimos anos é a questão do ângulo de visão. No entanto, enquanto monitores LCD reivindicam freqüentemente o ângulo de visão perto de 180 graus horizontal como os seus homólogos de plasma, testes independentes indicam que este não é geralmente o caso. Dependendo do conteúdo exibido (filmes escuros são mais vulneráveis às distorções do ângulo de visualização de conteúdo brilhante, com cores vivas, tais como programação desportiva), a imagem em LCD muitas vezes começa a deteriorar-se ligeiramente quando visto em meros 10 graus fora do centro, e a precisão de cor toma um mergulho muito perceptível quando visto em um ângulo de 45 graus. (Isto é, vista de cima ou embaixo da tela). Note-se que as distorções do ângulo de visão pode não ser facilmente perceptível nas lojas, devido à luz forte, tipo de conteúdo tipicamente apresentados, e as configurações selecionadas.

Plasma ou LCD: Qual é mais indicada para você?


Como você pode ver, as duas tecnologias têm vantagens e desvantagens. Sugerimos que você considere uma tela de plasma se:
• Você é um cinéfilo e você estará usando sua nova TV FULL HD principalmente para assistir filmes, ama cinema, e pequenos detalhes e até coisas que outras pessoas podem não perceber – pode diminuir o prazer de um filme.
• Você vai ficar sentado fora do centro, olhando para a tela, e / ou sua TV FULL HD será regularmente assistido por muitas pessoas espalhadas pelo ambiente.

Por outro lado, considere uma tela de LCD se:


• Você vai jogar um monte de jogos com elementos gráficos estáticos e / ou usar a sua TV FULL HD como monitor de computador para o dia-a-dia, e você não quer se preocupar com burn-in.
• Você está comprando uma TV FULL HD para uma sala bem iluminada ou para visualização diurna em uma sala com muita luz natural em streaming através do Windows.
• Você está procurando uma tela menor que 42 polegadas.
Para a maioria dos outros usos, qualquer tipo de exibição irá funcionar bem. É apenas uma questão de que você preferir.

One thought on “LCD ou Plasma? Vantagens e Desvantagens

  1.  

    não compre plasma bomba pura ,vive dando defeito hoje as led com mega contraste tem pretos profundos e ótima imagem gastando até três vezes menos o tanto de enegia,bem mais finas e ângulo de 178 graus .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ranking MELHOR TV

Rank Item Rating
1 TV Sony Ultra-HD de 65” O LED-LCD Read
2 Philips Smart TV 3D 55PFL6007 LED Plana 55 Polegadas Read
3 TV 3D LED 32" LG 32LM3400 Read

PERGUNTAS & RESPOSTAS