LG aposta em nova tecnologia para popularizar o 3D

Posted by: Equipe_Melhor_TV on 09/06/2011 Under: LG, Notícias, TV 3D

No início do ano, a LG mostrou suas novas TVs 3D com tecnologia “passiva”, usando basicamente os mesmos óculos de cinema. Uma nova película colocada sobre a tela prometia as mesmas imagens saltando da tela, só que mais brilhantes, com menos dor de cabeça e acessórios mais baratos. Batizada “Cinema 3D”, a alternativa às atuais TVs 3D com “óculos ativos” (todas as que estão no mercado hoje) deu início a uma nova guerra de formatos. Uma guerra essencialmente coreana, já que LG e Samsung dominam nosso mercado de televisores. O presidente da Samsung disse que a LG estava enganando os consumidores, que a diferença de qualidade – em favor da atual tecnologia dominante – era “noite para o dia”. A LG firmou-se em suas convicções e promete um enorme barulho no Brasil quando as TVs chegarem no próximo mês. Nós testamos.

E aprovamos, com algumas pequenas ressalvas de gente chata que somos. Há alguns bons motivos para acreditar que o formato passivo será o dominante pelo menos no Brasil, quando o 3D decolar de fato. Mas para entender por quê, vamos olhar a evolução recente das três dimensões na diversão doméstica.

Como é a TV 3D hoje


As primeiras TVs 3D começaram a ser lançadas no Japão em 2009 e contavam com a atual dominante tecnologia dos óculos ativos, que explicamos (entre outras) aqui. Como fator positivo, elas tinha incrível detalhe (Full-HD) e noção de profundidade e de coisas saltando da tela bem definidas. Como problema, imagens muito escuras e o chamado “cross-talk”, quando a imagem de um olho invade a outra, além do mal estar pela piscada constante dos óculos.

No Brasil, as TVs com capacidade para reproduzir conteúdo 3D chegaram em pequena quantidade no fim de abril de 2010, custando algo na faixa de R$ 8 mil em diante. LG e Samsung correram para chegar ao mercado com alguns modelos antes de todo mundo. Modelos não muito bons em relação ao preço, diga-se. Sony, Panasonic e Philips esperaram mais alguns meses, mas também entraram na onda, com TVs um pouquinho melhores. O fato é que, para o consumidor, o recurso a mais não pareceu atrativo – ou não valia toda a grana adicional, especialmente pela falta de conteúdo. As TVs que tocavam coisas em 3D foram responsáveis por menos de 1% do aquecido mercado brasileiro. Já explicamos aqui que normalmente as “TVs 3D” são as melhores TVs no geral – melhor painel, contraste, recursos e etc. Mas o problema maior é que elas tinham um preço inflacionado demais para um recurso que é basicamente uma função nova do chip de processamento de imagens. O resultado é que muitas dessas TVs ficaram encalhadas, e vemos hoje, menos de um ano depois, modelos saindo por menos da metade do preço original. Será que todo mundo não se apressou demais?

Sim. Enquanto hoje, nos EUA, já há 20 canais transmitindo algum tipo de conteúdo em 3D e uma quantidade bem razoável de títulos em blu-ray e jogos, aqui as TVs 3D simplesmente não têm o que passar. Faltam filmes, jogos e programas de TV. As TVs são caras, e poucas pessoas podem assistir o pouco conteúdo que existe. É hora de reiniciar o mercado e fingir que nada aconteceu até agora.

Como é a TV 3D “passiva”

Dar um completo reboot é mais ou menos o que fez a LG. Depois de correr para chegar na frente e até mostrar algumas TVs com tecnologia de óculos ativos no início do ano, a coreana decidiu mudar de estratégia. Fingiu que suas TVs de LCD e LED com os óculos ativos não existiam e decidiu colocar todas as fichas no que poderia ser seu diferencial, esquecendo que ano passado ela era uma das maiores propagandeadoras do 3D “velho” (e que ainda vende plasmas com a tecnologia). Depois de alguns anos de pesquisa e uma quantidade não revelada de dinheiro, a LG Displays (que fabrica telas para várias empresas, como Philips e Apple) inventou o Film Patterned Retarded (FPR), um filtro colocado sobre a tela. Como funciona:

 

One thought on “LG aposta em nova tecnologia para popularizar o 3D

  1.  

    Tinha uma TV 3D com óculos ATIVO !… uma boa de uma porcaria…coisa da idade da pedra,…

    Tenho agora a LG passiva…. É absurdamente melhor !!! da de 2000 x 0 nas outras TV’s

    A LG saiu na frente. Óculos ativo não server nem pra MUSEU !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ranking MELHOR TV

Rank Item Rating
1 TV Sony Ultra-HD de 65” O LED-LCD Read
2 Philips Smart TV 3D 55PFL6007 LED Plana 55 Polegadas Read
3 TV 3D LED 32" LG 32LM3400 Read

PERGUNTAS & RESPOSTAS