TV Pirata no Brasil

Posted by: Equipe_Melhor_TV on 26/09/2011 Under: Notícias

Piratear produtos tem se tornado uma prática (ilegal) muito frequente. Antes mais restrita a CD´s, roupas e objetos, ela chega agora até mesmo a programação de TV.

Há vários anos empresas de sinal de TV a cabo lutam para sanar com esse problema que ao contrário do que deseja, cresce e se aperfeiçoa cada dia mais. Antigamente a pirataria se dava de forma simples: alguém pega um cabo de TV por assinatura que está indo legalmente para a casa de algum vizinho que paga uma mensalidade engata um outro cabo no cabo principal puxando o sinal de TV e distribui para uma ou diversas casas que passam a ter acesso aos canais (o chamado gato).

Diante desta prática e dos prejuízos causados por ela, as empresas de sinal de TV a cabo investiram forte em manutenção e aprimoramento dos sinais e sua forma de envio. Surgiram então alguns decodificares de sinal, que só disponibiliza a programação para quem tem o aparelho em casa, ficando impossível “roubar” a programação caso não seja um assinante.

Mas a pirataria acompanhou também essa evolução e agora os decodificadores estão sendo pirateados. Sim, já é possível encontrar no mercado paralelo aparelhos que fazem exatamente o que o cabo fazia. Muitos dão acesso até a programação paga em separado de conteúdo exclusivo e em geral adulto.

O preço das peças no mercado negro varia e pela internet é fácil encontrar em diversos sites as explicações. Em geral os aparelhos vendidos podem ser instalados como os legais fornecidos pela operadora de TV a cabo e basta ligar para assistir.

Mas toda essa aparente vantagem tem sua grande desvantagem. É cada vez maior o cerco das empresas de TV a cabo para acabar com essa prática e a grande reclamação dos que ilegalmente se beneficiam do sinal é a constante falta de sinal que enfrentam. Quase que diariamente ficam sem assistir a programação e precisam ficar atualizando o aparelho pirateado para terem acesso.

Apesar do silêncio de algumas operadoras, o assunto é grave a ponto de a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) preparar a segunda campanha nacional contra o comércio pirata de sinal. A primeira, já em andamento, foi batizada de “Pirataria – Essa TV ninguém quer ver” e tem foco na conscientização dos usuários.

De acordo com a ABTA as empresas podem processar os clientes ilegais se eles não aceitarem trocar o serviço pirata pelo legalizado. As operadoras garantem que trabalham com tecnologias que permitem detectar o roubo de sinal alheio ou instalações ilegais mas, na prática, os piratas garantem que há como reverter o monitoramento das operadoras.

Estima–se que haja no Brasil cerca de 300 mil ligações clandestinas e que as TVs por assinatura estão perdendo R$ 300 milhões por ano com a pirataria.

One thought on “TV Pirata no Brasil

  1.  

    300 mil ligações clandestinas tem so na minha regiao ! No Brasil sao milhoes de ligações clandestinas ! Acorda meu chapa isto tomou conta !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ranking MELHOR TV

Rank Item Rating
1 TV Sony Ultra-HD de 65” O LED-LCD Read
2 Philips Smart TV 3D 55PFL6007 LED Plana 55 Polegadas Read
3 TV 3D LED 32" LG 32LM3400 Read

PERGUNTAS & RESPOSTAS