Smart TV: Tudo que você precisa saber para fazer uma boa compra!

Posted by: Equipe_Melhor_TV on 23/10/2011 Under: Dicas

O que é uma Smart TV? Semelhante a um smartphone, uma Smart TV oferece uma série de serviços por conta de sua conexão à internet. Essas TVs oferecem aplicativos, streaming de mídia, navegação na Web, jogos e, talvez mais importante. Alguns destes recursos não são novos, já que vinham em alguns decodificadores e set-top boxes desde 2005, mas o conceito agora passa a ser conhecido como Smart TV.

Por que eu preciso de uma?

Assim como os videocassetes passaram a gravar a programação da TV pra assistirmos em outra hora, outros recursos vão permitir um consumo de informação bem mais personalizado e interativo. Um bom exemplo é o sistema DLNA, presente nessas TVs, que permite executar arquivos de mídia (vídeo, áudio e imagens) que estão armazenados em outros aparelhos como computadores, smartphones, tablets e filmadoras, diretamente na sua TV. Se você baixa um monte de vídeo ou música, a Smart TV acessa esse conteúdo diretamente do aparelho sem precisar copiá-lo para um DVD-R, HD externo ou pen drive!

Como faço para conectar minha TV à Internet?

Todas as Smart TVs aceitam um cabo de rede na parte de trás do aparelho e outras ainda permitem a conexão sem fio. Para conectar, é apenas necessário configurar uma rede doméstica, assim como se conecta um laptop. Se o modelo que você escolheu não acessa via Wireless, não deve haver muito problema, já que a TV não é bem aquele aparelho que você leva pra tudo que é canto, como um laptop ou smartphone, não?

O que posso fazer com uma Smart TV?

Ela permite que você navegue na internet, assista vídeos no YouTube e interaja nas redes sociais. Algumas das TVs (como as da Samsung) já vêm com suporte a Flash em seu browser, permitindo uma experiência ainda mais completa ao visualizar páginas pela TV. A parte que mais se assemelha a um Smartphone é a dos aplicativos, onde você pode baixá-los diretamente da TV e agregar mais e mais funções úteis a ela. O aplicativo do Skype, por exemplo, permite conversa de vídeo apenas conectando uma Webcam a ela. Isso sem falar dos aplicativos de redes sociais (Twitter, Facebook), jogos e muitos outros. Uma função que agrega ainda mais valor ao aparelho é o acesso aos chamados Video-on-Demad, onde você pode acessar canais específicos como de esportes, música, filmes e assistir a conteúdos exclusivos transmitidos direto da internet.

Como funcionam os aplicativos da Smart TV?

Todas as Smart TVs possuem uma página inicial que permite o acesso a diferentes funções, e também o link para sua loja exclusiva de aplicativos. Até o momento, todos os aplicativos disponíveis para Smart TVs são grátis, mas os fabricantes estão esperando o uso deste recurso se popularizar para disponibilizarem outros tipos pagos que já são sucesso entre os smartphones. Atualmente você pode encontrar aplicativos como transmissão de rádio pela internet, previsão do tempo e entretenimento em geral, inclusive jogos.

Posso usar aplicativos de uma Smart TV em outra de marca diferente?

Infelizmente não, todas as TVs têm seus próprios ambientes operacionais, e por isso não é possível transferir o aplicativo de uma TV para outra. Cada fabricante desenvolve um ambiente de navegação único, com canais e aplicativos próprios. Por isso que, por exemplo, não dá para instalar aquele aplicativo legal que tem na Smart TV da Philips numa da LG, mas com certeza deve existir outro aplicativo semelhante que desempenha essa mesma função na outra TV.

E se eu não quiser uma TV nova?

Se você comprou sua TV recentemente, há outra maneira de obter os recursos da TV inteligente sem ter que comprar uma nova televisão. Fora do Brasil algumas empresas já começam a oferecer decodificadores com recursos de Smart TV. Há também Media boxes que conseguem trazer o conteúdo de vídeo em streaming para sua TV da mesma forma.

Como faço para operar tanto recurso?

Praticamente todas as funções podem ser controladas através do controle remoto, mas mesmo assim, alguns modelos já apresentam conexão a um pequeno teclado sem fio, para elaboração de texto, principalmente nos aplicativos de redes sociais. A grande novidade mesmo está no controle remoto Magic Motion, lançado pela LG. Com sensor de movimento, ele funciona como o controle do Nintendo Wii, dispondo inclusive de cursor pra você apontar, movimentar pela tela como num mouse, sendo particularmente ótimo quando se navega por páginas da Web. As Smart TVs mais populares do momento são a LG 47LW5700, 42LW5700 e a 47LV5600, além da SAMSUNG 32D5500.

22 thoughts on “Smart TV: Tudo que você precisa saber para fazer uma boa compra!

  1.  

    Boa noite a todos.

    Gostaria de saber se há possibilidade de conectar
    um modem 3G à TV smart da LG .

    Cumps

  2.  

    Gostaria de saber qual o teclado compativel para operar na TV Ful HD, Smart TV Sansung 46″ (para operar Yootub, skayp, facebook, etc) sem fio.

  3.  

    Olá tudo bem?

    Gostaria de saber se há possibilidade de conectar
    um modem 3G ou 4G à TV smart da philips .

  4.  

    Olá estou em dúvida para comprar uma Smart TV, entre TV LED Smart 39 Panasonic Full HD TCL39EL6B, ou TV LED Smart 40 Samsung Full HD 40F5500. Qual a sua opinião? Ou tem outra dica dentro deste padrão?

  5.  

    essa tv não presta não tem qualidade na imagem não funciona nada que colocamos nela capaz de nem as coisas dela mesmo prestar fica a dica : Nunca Compre Uma dessa Propaganda enganosa

  6.  

    toda tv estar vendo com recurso dlna

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ranking MELHOR TV

Rank Item Rating
1 TV Sony Ultra-HD de 65” O LED-LCD Read
2 Philips Smart TV 3D 55PFL6007 LED Plana 55 Polegadas Read
3 TV 3D LED 32" LG 32LM3400 Read

PERGUNTAS & RESPOSTAS