Verdades e Mitos sobre a tecnologia 3D Passiva da LG Cinema 3D

Posted by: Equipe_Melhor_TV on 25/10/2011 Under: Dicas

Muitas pessoas ainda têm dúvidas pertinentes sobre a tecnologia Cinema 3D adotada pela LG em seus novos televisores. Por isso, este post tenta esclarecer alguns dos principais mitos e dúvidas dos consumidores.

Eis aqui algumas as perguntas que foram feitas durante o debate:

Porque a LG escolheu a tecnologia passiva?

A LG acredita que a tecnologia Cinema 3D (passiva) seja superior à tecnologia ativa por três características principais: comodidade, acessibilidade e conforto.

Conforto: os óculos 3D passivos são mais leves e confortáveis. Além disso, com o 3D passivo, a LG eliminou o efeito de “flicker”, que causa desconforto aos usuários.

Comodidade: com a TV Cinema 3D é possível assistir filmes 3D mesmo deitado no sofá, algo que não é possível com as TVs 3D com tecnologia ativa. Além disso, os óculos não precisam de recarga e assim você não corre o risco de ter que parar um filme no meio apenas porque a bateria acabou.

Acessibilidade: os óculos 3D passivos são bem mais baratos, custando em média apenas R$ 20. Quando você compra uma TV Cinema 3D da LG, ela já vem com quatro óculos na caixa. Já os óculos ativos podem custar até R$ 200 e, geralmente, são vendidos à parte.

A tecnologia 3D pode causar mal estar ou dores de cabeça?

Esses efeitos podem variar muito de pessoa para pessoa. Pessoas mais sensíveis podem apresentar dores de cabeça e náuseas se ficarem muito tempo assistindo a vídeos em 3D. No entanto, a TV Cinema 3D é a primeira TV do mundo com certificação “flicker free”, que elimina o desconforto visual.

A tecnologia LG Cinema 3D (passivo) tem imagens em Full HD?

Sim. Apesar de algumas concorrentes afirmarem o contrário, o instituto alemão VDE certificou os televisores da linha Cinema 3D como full HD no modo 3D.

A confusão acontece porque a imagem 3D da tecnologia passiva é projetada de forma diferente do que na tecnologia ativa. A TV 3D ativa manda a imagem inteira para cada olho, alternadamente, enquanto os óculos fazem o trabalho de “piscar” um olho de cada vez (e é isso que causa o efeito “flicker” e muitas vezes o desconforto visual).

Já a TV Cinema 3D envia as imagens para os dois olhos na tela ao mesmo tempo.

Cada linha vertical da tela corresponde a um pedaço de imagem para cada olho, com os frames divididos alternadamente.

Ainda há falta de conteúdo em 3D? O que a LG está fazendo a respeito disso?

A LG sabe que ainda não existe uma grande oferta de conteúdo em 3D, apesar do uso da tecnologia estar se tornando cada dia mais popular. Mas a TV LG Cinema 3D possui recursos de conversão que permitem que qualquer conteúdo em 2D possa ser convertido em 3D em tempo real. Assim, é possível assistir ao seu jogo de futebol ou ainda jogar videogame em 3D mesmo que o conteúdo não esteja preparado para isso.

Além disso, a LG está apostando forte em outros dispositivos 3D, como tablets ou smartphones. Assim, fica mais fácil você mesmo produzir seus vídeos e tirar fotos em 3D, que depois podem ser visualizados na TV 3D.

Teremos uma guerra de formatos entre a tecnologia passiva x ativa, assim como tivemos recentemente com o Blu-ray x HD-DVD?

A guerra de formatos entre Blu-Ray e HD-DVD aconteceu por se tratarem de formatos de mídia diferentes.  O mercado consumidor ficou esperando o desfecho dessa batalha para decidir qual aparelho comprar, já que os players de Blu-Rays não eram capazes de ler mídias de HD-DVD e vice-versa.

Já no caso do 3D, qualquer filme em 3D pode ser rodado tanto em uma TV com tecnologia ativa quanto em uma passiva. Ou seja, não importa qual for sua decisão de compra, seu televisor não ficará obsoleto amanhã, sem poder rodar novos filmes.

Mesmo assim, a LG acredita que a tecnologia passiva acabe dominando o mercado no futuro por apresentar diversas vantagens sobre a tecnologia ativa.

A LG terá televisores de Plasma com 3D passivo?

Por enquanto, o Cinema 3D está presente apenas em TVs LCD LED. Não há previsões para adotar o 3D passivo em TVs de Plasma.

Como é o ângulo de visão da TV LG Cinema 3D?

A TV LG Cinema 3D tem um ângulo de visão horizontal de 178° – o maior do mercado. É possível ver as imagens em 3D mesmo estando de lado ou até mesmo deitado no sofá (algo que não é possível com TVs ativas).

Se a tecnologia passiva é superior, porque só a LG aposta nela enquanto as outras fabricantes continuam usando ativo?

A LG foi pioneira no uso da tecnologia passiva em televisores no Brasil e no mundo e por isso ainda é uma das poucas empresas a oferecem esse produto no mercado. Mas outras fabricantes já estão começando a vender televisores com 3D passivo, e outras concorrentes já começam a realizar estudos para implementar a tecnologia no futuro.

Espero que esse “FAQ” sobre a tecnologia 3D passiva tenha ajudado! Se tiverem mais dúvidas, perguntem nos comentários!

Confira aqui o áudio do debate na íntegra.

20 thoughts on “Verdades e Mitos sobre a tecnologia 3D Passiva da LG Cinema 3D

  1.  

    para uma regulagem do 3d com cores mais vivas e fortes coloque no módulo cinema brilho 50, contraste 95 , cor 85,nitidez 50,fica muito bom

  2.  

    ha quanto tempo existe 3d?

  3.  

    Tenho uma tv 3d da lg ao qual vinha com 4 óculos 3d party pack e mais 2 óculos 3d dual play games. Eu quero ir ao cinema ver um filme 3d posso usar os óculos que vinham com a tv ou tenho que comprar uns no cinema?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ranking MELHOR TV

Rank Item Rating
1 TV Sony Ultra-HD de 65” O LED-LCD Read
2 Philips Smart TV 3D 55PFL6007 LED Plana 55 Polegadas Read
3 TV 3D LED 32" LG 32LM3400 Read

PERGUNTAS & RESPOSTAS