O que é TV Digital ? Qual antena se usa para assistir à TV Digital ?

Posted by: Equipe_Melhor_TV on 02/11/2011 Under: Antenas

TV Digital é uma nova tecnologia de transmissão de sinais de televisão, que proporcionará gratuitamente ao telespectador melhor qualidade de imagens e sons e uma série de novos benefícios, tais como ver televisão quando em deslocamento e interagir com os programas.

A Antena Coletiva e a TV Digital

A recepção da TV Aberta Analógica, de recepção gratuita, sofrerá alterações substanciais.  O maior problema da recepção de TV Aberta Digital não estará no uso de antenas internas ou externas. Estas terão facilidade de recebimento do sinal pelo próprio sistema de modulação COFDM, que permitirá uma maior penetração e maior robustez do sinal. Mas, continua sendo preciso saber escolher a antena mais adequada para cada caso. As emissoras transmitem para uma cidade, a partir de suas torres instaladas e locais altos.  Imagine o caminho que o sinal faz até chegar à antena de recepção de sua residência. Ele passa por muitos obstáculos, refletem em superfícies metálicas, massas de concreto, recebe interferências de motores, de sistemas elétricos e continua indo em direção de sua residência. À medida que o ponto de recepção fica mais longe do ponto de transmissão o sinal vai ficando fraco. Devido a esta quantidade de reflexões e intgerferências, o sinal analógico fica cheio de fantasmas e ruídos. Há residências onde o sinal analógico não é bom, e o telespectador passa a assistir a televisão assistir via parabólica, que tem uma boa imagem,  mas, uma antena externa de UHF poderá resolver o problema na recepção da TV Aberta Digital. A imagem se tornará muito melhor que a recebida pelo satélite e o telespectador passa a ter as noticias de sua região.

A aplicação de antena de UHF externa é para locais de sinal fraco e com muitas interferências e sua instalação requer algumas habilidades para instalá-la no  telhado. É preciso também, utilizar um bom cabo coaxial, com 70% de malha para interligar a antena ao televisor/conversor digital. Por estes motivos é conveniente chamar um bom antenista. Ele conhece onde estão as torres das emissoras, e os problemas de recepção de sua região.

Em muitas residências onde sinal analógico é razoável, mas com fantasmas, basta instalar a antena interna de UHF, que o sinal será recebido com qualidade.

Mas, o problema maior sem dúvida está na antena coletiva, onde não existe regra de instalação. Quando o sistema analógico começou, existiam apenas os canais de VHF (2 a 13) e portanto os fabricantes de equipamentos para o sistema coletivo passaram a fabricar componentes e cabos para os canais 2 a 13 (VHF). Assim, centenas de edifícios, principalmente nas capitais dos estados instalaram seus sistemas com distribuição para os canais 2 a 13.

Passaram-se alguns anos e os canais de UHF (14 a 69) entraram em operação e os condomínios que tinham interesse em receber algum canal de UHF faziam uma adaptação convertendo o sinal de UHF para um de VHF antes de distribuir o sinal para os apartamentos, e até hoje em sua maioria, os sistemas de antena coletiva distribuem os sinais para os apartamentos apenas para os canais 2 a 13 (VHF).

Esta  solução de converter o sinal de UHF para VHF, dada pelos antenistas para os condomínios não permite hoje, a distribuição para os apartamentos, dos canais da TV aberta digital. Cada empresa de instalação ou antenista escolhe um canal de VHF livre, e converte o canal de UHF desejado pelo condomínio para o de VHF que esta livre. Por exemplo: Imagine que em sua cidade exista os canasi analógicos 2, 4, 5, 7, 9, 11 e 13. Estão livres os canais 3, 6, 8, 10 e 12, que podem ser usados pelos antenistas para converter o canal de UHF desejado pelo condomínio.

Assim, temos uma situação onde o síndico e os condôminos, normalmente leigos no assunto optam sempre pelo preço mais baixo. Raramente se investe em um sistema de maior qualidade e assistência técnica adequada.

Visando orientar o condomínio, na troca ou adaptação do sistema, mostramos abaixo algumas informações úteis sobre a antena coletiva.

Antena Coletiva

Um sistema de antena coletiva é constituído, por três partes a saber:

  1. Captação.
  2. Processamento de sinais.
  3. Distribuição.

Vamos então, descrever as conseqüências da implantação da TV aberta digital em cada parte do sistema de antena coletiva:

Captação:

  • A captação é a parte do sistema constituído pelas antenas. Em cidades, onde as torres de transmissão estão instaladas em locais separados, é necessária a instalação de uma antena de VHF para cada canal analógico, fazendo com que as fábricas de antenas forneçam antenas mono canal para facilitar a equalização do sistema. No caso da TV aberta digital, é preciso que os condomínios iniciem o processo de substituição do sistema analógico para o digital. Como já informado anteriormente, os sinais da TV aberta Digital são na faixa de UHF, o que implica na substituição de antenas de VHF pela de UHF. Neste caso apenas uma ou duas antenas de UHF multicanal é suficiente. É importante lembrar que durante o período de transição, os canais analógicos de VHF ainda estarão no ar, e deverão ser mantidos até que todos os condôminos já tenham substituído a recepção analógica pela digital. Os sinais captados pelas antenas são enviados para o painel de processamento de sinais através de cabo coaxial apropriado para VHF e UHF, com pelo menos 70% de malha.

Processamento de sinais.

  • O painel de processamento de sinal deve ser instalado em local fechado, livre de interferências e umidade. A casa do elevador não é um local indicado pelo fato de ter motores que geram interferências.
  • Neste painel, chegam os cabos das antenas e aí, estão os misturadores, amplificadores e filtros cuja função é de receber, combinar, equalizar e amplificar os sinais recebidos, preparando-os para a distribuição. Para a execução deste trabalho é preciso que o técnico de instalação tenha instrumento adequado para realizar a calibração e ajuste do sistema. Os sinais de TV processados e equalizados são encaminhados à saída do painel onde estarão prontos para distribuir o sinal de VHF E UHF contendo os sinais analógicos e digitais.
  • Veja abaixo a foto de um painel de processamento de sinais onde os cabos das antenas passa pelo mesmo duto da telefonia.  A instalação é muito ruim e cada instalador faz a sua maneira. Não há critérios. Não deixe isto acontecer em seu condomínio.

  • A seguir apresentamos um painel melhor instalado, com mais critério, e cuidado técnico.  Onde os dutos são dedicados a antena, sem misturar cabos de antena com outros.  Exija do instalador este cuidado para que seu sistema funcione de forma adequada, e facilite a manutenção sem interferir em outros sistemas como telefonia, TV a cabo, etc.

O sistema de distribuição de sinais

  • O sistema de distribuição de sinais é constituído de cabo coaxial e de tomadas instaladas nos apartamentos. Normalmente, a distribuição de sinais de antena coletiva e CATV em prédios de apartamentos é composto de uma ou mais prumadas por onde passam os cabos (linhas de descida de sinal),  da qual se extrai uma fração do sinal para fornecer ao usuário. Os componentes normalmente utilizados para fazer esta distribuição são as tomadas blindadas e divisores.  Aí está o grande problema de adaptação do sistema de TV Analógica para o sistema de TV digital. Na maioria dos sistemas, o cabo coaxial instalado nas prumadas foi fabricado para passar canais de 2 a 13 (VHF) e conseqüentemente as tomadas de TV instaladas nos apartamentos também foram fabricadas para passar os canais 2 a 13 (VHF). Portanto, os canais 14 a 69 (UHF) são bloqueados, motivo pelo qual o instalador faz a conversão de alguns canais UHF (14 a 69) analógicos para canais VHF (2 a 13). Desta forma os antenistas distribuem os canais de UHF nos condomínios sem precisar trocar o sistema de distribuição. Para a TV aberta digital, será necessário fazer com que os  canais 14 a 69 (UHF) cheguem  até o apartamento onde está o receptor de TV aberta digital. Portantopara os condomínios cujos cabos e tomadas não foram trocados para receber o UHF será necessário a substituição de todo o sistema de distribuiçãoPelos cabos e tomadas substituídas deverão passar os sinais de VHF (2 a 13) e UHF (14 a 69).  Mais uma vez, é importante lembrar que durante o período de transição, os canais de VHF ainda estarão no ar, e deverão ser mantidos até que todos os condôminos já tenham substituído a recepção analógica pela digital.
  • Veja abaixo um ponto de recepção de um apartamento em andar intermediário.

Conclusão:

Os problemas de recepção em geral mexem diretamente com o telespectador, que em sua grande maioria não vê nenhuma importância na antena de UHF.   Portanto, para os condomínios que pretendem ter a TV aberta digital de recepção livre e gratuita, é conveniente estar ciente dos problemas mostrados acima, e tomar bastante cuidado na escolha do instalador. Lembre-se que a TV aberta digital lhe proporcionará um sinal de TV maravilhoso, alem de outras oportunidades de entretenimento e informação com a interatividade.

  • Má qualidade – Principalmente nas capitais, a grande maioria dos telespectadores associa o UHF com má qualidade de imagem, citando especificamente a ocorrência freqüente do “chuvisco”. Isto acontece porque o telespectador assiste o UHF com antena de VHF e cabo coaxial também para VHF .
  • Tecnologia – Poucas pessoas sabem que a recepção em UHF depende de antena especial, cabo coaxial adequado e acreditam que colocar a antena é difícil, demorado e caro. Em pesquisas realizadas, fica bem visível que esta é a dificuldade básica do telespectador.

Via [dtv.org]

One thought on “O que é TV Digital ? Qual antena se usa para assistir à TV Digital ?

  1.  

    EU TENHO UMA LED TV 40′ SAMSUNG, SÓ QUE NO MOMENTO EU TENHO SKY POR ASSINATURA, QUERO TROCAR POR SKY LIVRE QUERO UM CONSELHO DE VCS SE É BOM OU RUIM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ranking MELHOR TV

Rank Item Rating
1 TV Sony Ultra-HD de 65” O LED-LCD Read
2 Philips Smart TV 3D 55PFL6007 LED Plana 55 Polegadas Read
3 TV 3D LED 32" LG 32LM3400 Read

PERGUNTAS & RESPOSTAS