Qual diferença entre NTSC e PAL?

Posted by: Equipe_Melhor_TV on 28/11/2011 Under: Dicas

Existem três principais sistemas de transmissão de vídeo, espalhados por todo o mundo.  Esses sistemas são o Sistema PAL, o Sistema NTSC e o Sistema SECAM. Quais as diferenças entre estes sistemas de vídeo ? Em que local do mundo são utilizados ?

Se você deseja apenas saber “Qual é o sistema utilizado no Brasil?” A resposta é: PAL-M !

Brasil

Desenvolvido nos Estados Unidos da América, o NTSC foi o primeiro sistema de televisão em cores no mundo, com suas primeiras transmissões sendo realizadas a partir de 1954.

Possuía diversas limitações como, por exemplo, exigir controle de matiz e ter problemas com cores em geral.

Como melhoria e aprimoramento do NTSC, foi proposto o sistema de codificação do sinal de cor PAL, no final dos anos 60. O PAL (Phase Alternate Lines) foi criado na Alemanha com o objetivo de eliminar vários problemas existentes no NTSC, referentes à reprodução de cor. A reprodução de cores resultou mais precisa do que no NTSC, e o sistema foi adotado em vários países do mundo, exceto os já comprometidos com investimentos no sistema NTSC.

Durante os anos 60, também foi criado e desenvolvido o SECAM (Séquentiel couleur avec mémoire). Porém, tal sistema se mostrou impraticável no Brasil, dado que os canais de transmissão no sistema analógico brasileiro ocupam na banda uma largura de 6 MHz, sendo que o sistema analógico francês precisaria utilizar de 8 a 10 MHz.

Entretanto, como a escolha recaiu sobre o sistema PAL, houve a necessidade de se diferenciar do sistema PAL europeu, já que a TV brasileira já trabalhava com o padrão M, criando o sistema PAL-M, utilizado somente no Brasil, Laos e partes da Tailândia, dado que todos os outros países que utilizam o sistema M são NTSC.

Deste modo, o sistema PAL-M é usado com resolução de 525 linhas (o mesmo número de linhas do NTSC, enquanto o PAL europeu usa 625 linhas) à taxa de atualização de 29,97 fotogramas por segundo(padrão M, vindo daí o sufixo), ao utilizar assim uma frequência próxima à do padrão NTSC. A frequência do sistema PAL-M e do sistema NTSC é de aproximadamente 60 Hz, diferente da Europa, onde a frequência dos sistemas PAL-B, PAL-G e SECAM é de aproximadamente 50 Hz.

O sistema PAL-N é utilizado somente na Argentina, no Paraguai e Uruguai, que diferentemente do Brasil e da maioria dos outros países sul-americanos também têm frequência de rede elétrica em 50 Hz.

Características do Sistema NTSC

O sistema NTSC apresenta 525 linhas de resolução, das quais 480 são a imagem visível e as outras 45 são as VBI (do inglês – Vertical Blanking Interval), que servem para estabelecer o tempo que o feixe de electrões necessita para se reposicionar, do final de um frame para o início do próximo frame.
Este formato de vídeo transmite 60 meios-frames por segundo (mais exactamente 59,94), ou seja, apresenta 29,97 fps (ou quadros) por segundo. (fps, do inglês, Frames per second – frames por segundo). A varredura é por isso, intercalada.

Variantes do Sistema NTSC

  • NTSC-J – É um sistema analógico, usado no Japão. Difere do NTSC padrão na medida em que as rádio frequências usadas no Japão não são as mesmas que nos Estados Unidos, daí a adaptação para um sistema compatível.

Características do Sistema PAL

O sistema PAL tem uma melhor qualidade de imagem, já que dispõe de um maior número de linhas de varrimento. O sistema PAL apresenta mais 100 linhas de resolução, comparativamente ao sistema NTSC, ou seja, 625 linhas de resolução. Em contra-partida, e para fazer face ao tipo de corrente alternada que é usada na Europa, de 50Hz (50 ciclos por segundo), tem um varrimento de 50 meios-frames por segundo, ou mais exactamente, 25 frames por segundo, tornando a imagem por vezes um pouco “tremida”, apesar da sua qualidade muito acima do sistema NTSC.

Variantes do Sistema PAL

  • Sistema PAL-B e PAL-G – Usado na Europa Ocidental;
  • Sistema PAL-D/K – Usado na Europa Oriental enquanto que o Sistema PAL-D é usado na China;
  • Sistema PAL I – Usado no Reino Unido, Irlanda, Hong Kong e Macau;
  • Sistema PAL-M – Usado no Brasil, desde 19 de Fevereiro de 1972. Este sistema foi criado para fazer face à corrente usada neste país, de 60 Hz;
  • Sistema PAL-N – Usado somente na Argentina e no Uruguai, onde a frequência da rede eléctrica é de 50 Hz. É compatível com a reprodução em NTSC, tendo o senão das imagens aparecerem a preto e branco. O Paraguai usava PAL-N tendo mudado para NTSC em 2006. A Argentina usa uma variante, o Sistema PAL-Nc.
  • Sistema PAL-PLUS – Padrão usado na Europa que permite a reprodução de vídeo em formato 16:9 em televisores de formato 4:3. Caso a televisão não disponha de um decodificador próprio, a emissão em PAL-PLUS aparecerá com uma barra preta em cima e em baixo. Para ver a imagem com as proporções exatas, basta utilizar uma televisão de ecrã panorâmico.

One thought on “Qual diferença entre NTSC e PAL?

  1.  

    Algumas cores em NTSC parecem mais belas,mas é em PAL que elas estão mais fiéis.
    Viva a tecnologia Germânica,sempre presente no mundo inteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ranking MELHOR TV

Rank Item Rating
1 TV Sony Ultra-HD de 65” O LED-LCD Read
2 Philips Smart TV 3D 55PFL6007 LED Plana 55 Polegadas Read
3 TV 3D LED 32" LG 32LM3400 Read

PERGUNTAS & RESPOSTAS