Review TV 3D LED Sony HX925

Posted by: Equipe_Melhor_TV on 23/04/2012 Under: SONY, TV 3D

Com tela de 46″, o televisor Sony LED-LCD 3D da série HX925 apresenta o mesmo design monolítico da maioria dos modelos 3D da marca. Se por um lado o painel de vidro frontal sobreposto à moldura propicia elegância ao produto, por outro realça os reflexos, caso a sala não tenha uma iluminação controlada. Sua espessura é de 3,8cm, sem o uso da base giratória. O grande controle remoto traz teclas retro iluminadas, mas que não ajudam muito a operação no escuro.

Quatro entradas HDMI v1.4 e duas USB estão entre as mais requisitadas no 46HX925. A Sony adicionou ainda uma placa Wi-Fi interna, que dispensa adaptador dongle, inclusive para a reprodução de fotos e vídeos armazenados em computadores ou smartphones, via rede DLNA. A nova tecnologia Wi-Fi Direct, que possibilita a comunicação entre dispositivos compatíveis e não requer roteador, também está presente neste TV.

NAVEGADOR

O 46HX925 faz parte da nova geração de TVs da Sony com navegador de internet, onde foi possível navegar sem restrição em diversas páginas na web. A digitação de URL e de texto não pode ser ágil, já que o teclado virtual na tela exige mais atenção para não errar as palavras. Para facilitar um pouco, o fabricante adotou uma forma mais prática para inserir os caracteres, que lembra a de um celular. Além disso, pode-se usar o aplicativo Sony Remote, disponível gratuitamente no site Android Market, e usar o teclado de um notebook Vaio ou o qwerty de qualquer smartphone com plataforma Android junto ao TV.

Na plataforma Bravia Internet Video estão disponíveis mais de 30 aplicativos (widgets), que dão acesso a sites variados de notícias, esportes, documentários, podcast, vídeos e redes sociais. Pode-se acompanhar tudo o que se passa no Facebook e Twitter no canto da tela, enquanto a programação normal segue ocupando a maior parte da tela. E pesquisar rapidamente a biografia de artista, álbum durante a reprodução de uma trilha sonora diretamente no banco de dados da Gracenote, ao pressionar a tecla Track ID.

Para utilizar o Skype é necessário adquirir separadamente uma webcam da marca e conectá-la na entrada USB. Inicialmente, ocorreram alguns travamentos nas funções de internet, que só foram resolvidos após desligar o aparelho da tomada.

SENSOR DE PRESENÇA

Bem que a empresa poderia adotar a micro câmera de baixa definição do recurso Alerta de Distância para a captura nas videochamadas. Se habilitada, essa função faz uso de um sensor capaz de detectar se o rosto de uma criança está a menos de um metro da tela, para então soar um alarme e escurecer a imagem. No caso do Sensor de Presença, o TV é desligado automaticamente depois de um tempo a ser definido no menu, caso não haja pessoas no ambiente.

Como em outros modelos da marca, o 46HX925 conta com o aplicativo de interatividade da TV digital, que mostra informações adicionais sobre a programação, notícias e meteorologia, dependendo da emissora, após definir a opção Ginga.

PROCESSAMENTO DE QUADROS

Funcionando na mesma frequência de 240Hz da taxa de atualização, o recurso de interpolação de quadros no 46HX925 ao ser ativado produziu uma imagem limpa dos filmes gravados a 24qps, sem rastros e deformidades no contorno. O resultado é que aquele efeito de imagem plastificada, tal como vemos em outros aparelhos (e que agrada a muitas pessoas por tornar as cenas mais nítidas), foi bastante amenizado neste TV.

BACKLIGHT LOCAL-DIMMING

Intelligent Peak LED. Este é o nome que a Sony dá à tecnologia Local-dimming utilizada como backlight na série HX925. Um conjunto de LEDs alocados em várias regiões atrás da tela permite uma regulagem independente, variando o brilho de fundo de acordo com a imagem exposta. É preciso, no entanto, habilitar a opção Controle Dinâmico de LED na parte de ajustes avançados do menu. Na prática, o que vimos com nossos discos de referência foi uma eficiente atenuação de cinza escuro.

Em O Grande Truque, por exemplo, o TV revelava rigorosamente o corte clássico e as riscas nos ternos e sobretudos escuros dos protagonistas, sem que fosse preciso alterar as configurações baixas de luz de fundo, contraste e brilho feitas anteriormente. Ficamos igualmente surpresos com a eficiência do painel em evitar vazamentos de luz e a qualidade do preto profundo, que finalmente se assemelha ao melhor LED-LCD já avaliados por nossa equipe até então – o modelo LEX8 da LG.

Há outras funções no menu que visam aprimorar o contraste e o preto na tela, porém, dispensáveis diante do Controle Dinâmico de LED. A única ressalva a ser feita para a tecnologia Local-dimming é a iluminação de um segmento inteiro quando muitas vezes bastaria um pico de luz numa porção ínfima da tela.

REPRODUÇÃO EM 3D

Ao ativar o modo (ou entrar um sinal) 3D, automaticamente o ajuste de luz de fundo é regulado para a posição máxima, enquanto o Controle Dinâmico de LED passa a ficar desligado. Motivo: compensar a diminuição de brilho ao usar os robustos e poucos confortáveis óculos 3D ativos da Sony.

A simulação de conteúdo 2D para 3D no 46HX925 não foi diferente de outros modelos testados. Notamos uma maior intensidade de crosstalk (efeito sombra) e flicker (oscilações na imagem) que chegaram a incomodar alguns membros da equipe. O Blu-ray Shrek Terceiro (2D) apresentou resultado em profundidade convincente e garantiu momentos de diversão nas cenas mais rápidas da animação. Mas não conseguiu nos arrancar suspiros, mesmo com o ajuste 3D na posição alta.

Situação bem diferente acontece na reprodução de Blu-ray genuinamente 3D, como nos primeiros capítulos de Resident Evil 4: Recomeço 3D, quando Alice (Milla Jovovich) inicia o confronto com os guardas. Difícil é não imaginar-se dentro da ação se desviando de balas e golpes de artes marciais.

Nas imagens mais calmas e claras do Blu-ray Grand Canyon Adventure 3D, ainda notávamos o efeito sutil do crosstalk, só que felizmente desta vez era possível ajustar a profundidade (+1) e, assim, afinar consideravelmente o contorno. Já na cena onde o barco desce de uma corredeira, tivemos a sensação de que a qualquer momento a água poderia atravessar a tela e invadir nossa sala tal era o realismo proporcionado pelos efeitos tridimensionais.

3 thoughts on “Review TV 3D LED Sony HX925

  1.  

    A pergunta que não quer calar? Vc compraria esta TV ou há concorrentes no mercado, com preço semelhante? O fator preço tb é importante e esta é bem cara, algo em torno de R$ 7.000,00.

    A HX 825 me agrada mais pq o preço é bem mais baixo: R$ entre 3.800 e 4.000, só que 46″.

    Não seria melhor esperar a aceitação do mercado quanto a E8000 da Samsung, que vem com a novidade do comando de voz e é mais em conta (a de 46″ está em torno de 5.000,00 na Fast).

    Enfim, aguardo sua resposta.

  2.  

    Amigos, quero comprar uma tv 46 led, estou em dúvida entre a sony xbr46hx925 ou 46es7000 sansung.
    Ocorre que vejo comentários sobre o modelo 8000 da sansung, já ví que tem 960 da sony, em fim, qual é a melhor opção.

    peço vossa ajuda, eu não entendo bem do assunto.

    aguardo retorno, obrigado.

    •  

      Olá Wanderley!

      Possuo uma xbr46hx925. E lhe digo que em questao de imagem é bem melhor que a Samsung sem duvidas.
      Agora por questoes de interatividade, como internet e apps a da SAMSUNG se mostrou mais eficiente.
      A da Sony tbm tem, só que na minha opniao deixou um pouco a desejar pela velocidade de processamento dos apps
      Agora em imagem e 3D que 99% do uso é pra isso.
      Sem duvidas a SONY

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ranking MELHOR TV

Rank Item Rating
1 TV Sony Ultra-HD de 65” O LED-LCD Read
2 Philips Smart TV 3D 55PFL6007 LED Plana 55 Polegadas Read
3 TV 3D LED 32" LG 32LM3400 Read

PERGUNTAS & RESPOSTAS